quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Para principiante

Pode parecer que não, mas atuar não é uma tarefa fácil. Intervir no processo, mudar os rumos das histórias podem exigir do sujeito atitudes que podem ser interpretadas como egoístas, quando se estar pensando apenas em sua projeção pessoal, mas pode ser compreendida como um ato de altruísmo, quando a ação resulta num bem coletivo. Este é o valor da pesquisa, da investigação, que são procedimentos planejados e sequenciados que consistem em ações para a execução de um projeto, cujos resultados geram conhecimento original. Com este pensamento me inscrevo como pesquisadora, ora oficial, porque o olhar inquietante do pesquisador sempre fez parte do meu perfil. Mas, agora entendendo que com o compromisso da responsabilidade social, o sujeito atual, modificando hábitos e costumes ou o perfil do sujeito ou local que recebe o impacto.
O pesquisador percorre o caminho da observação, o que lhe confere aprofundar sua pesquisa, da coleta de dados, o que substancialmente, lhe permitirão refutar ou confirmar suas suspeitas. O pesquisador analisará, confrotará, comparará ou descreverá fenômenos que podem apontar para novos olhares.
Portanto, reconhecemos a importancia, nesse processo, do sujeito-pesquisador que tem a chance de contribuir para as transformações sociais, conquistando, dessa forma, a sua autonomia intelectual.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Graça
Gostei muito do seu texto! Continue escrevendo e verá que é o exercício contínuo que nos faz escritoras. Às vezes, é um simples motivo que nos impulsiona a escrever. Então, não podemos perder a oportunidade. E é assim que vamos nos habituando e crescendo nesse maravilhoso mundo da linguagem.
Sucesso
Diva

ALFRAPOEMAS disse...

Brilhante, Graça!Pensamento de gente grande.
Como dizer mais sobre o seu texto, se a nossa "Diva" já o disse?
Serei seu visitante assíduo.
Um abraço,
Alfrânio.