sábado, 27 de setembro de 2008

Participação no Simpósio Hipertexto

Participar do Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, na UFPE, foi muito bom. Experimentamos tantas sensações. Ouvimos coisas novas, coisas velhas. Reencontramos pessoas, encontramos outras. Outros ares, outros cheiros. E o que ficou? Da palestra do Prof. Theo Van Leeuwen Introduci interpretadas ng Social Semiotcs ficou a experiência de se trabalhar com a fotografia enquanto objeto simbólico. Que as fotos sejam no sentido mais genérico e imprimindo idéias conceituais da contemporaneidade. Já para Moodle ficou que ele é um Ambiente de Aprendizagem que oferece oportunidades de interação e interatividade e que por conta dele possibilidades pedagógicas estão sendo pensadas e experimentadas por muitos. Todavia, ficou clara que os papéis do formador e do mediador são indispensáveis para que o Moodle seja efetivamente operacionalizado como ambiente sociointeracionista. Quanto à Web 2.0, esta, com seus dispositivos, permite o compartilhamento completo na Web. Conceito de colaboração que, segundo a profª Ana Beatriz, converge para o pensamento de Cabo e Pardo (2007) sobre as formas de aprender: aprender fazendo, aprender interativamente, aprende buscando e aprender compartilhando. O tema Acessibilidade à informação e seus reflexos na educação nos permitiu pensar sobre o letramento, enquanto práticas sociais, e na aplicação e geração das NTICs, práticas sociais, que fazem emergir os múltiplos letramentos. O debate sobre Autoria e plágio na era digital sugere novos olhares e novas práticas de ensino, visto que estamos tratando com práticas novas, portanto, refletir sobre e encontrar a causa dos problemas constitui em desafios para a docência.
Participar deste Simpósio, portanto, foi um achado de preciosidades, a exemplo do Grupo de Chorinho da Escola Aplicação e UFPE.



5 comentários:

Anônimo disse...

Graça, adorei seu blog, sua escrita nos leva a viajar para a UFPE e imaginar tudo isso.
Bons resultados a Especialização nos proporcionou,hein? E agora é só crescimento.
Muito sucesso para você.
Sim, o slide da apresentação ficou legal também.

Que Deus lhe abençoe

Mayam

Professora Graça Barros disse...

Oi Mayam,obrigada pelos comentários. Nós estamos juntas nessa caminhada, não é? Você é uma das pessoas que tem me ajudado muito.
bjos

Ana disse...

Graça,
O blog ficou lindo e gostei mesmo do título, poesia pura...Sem dúvida, a certeza do sucesso de nossa caminhada está revelado no prazer em compartilhar com todos as nossas produções e resultados.Já adicionei nos meus links.

Beijos,

Anônimo disse...

Oi Graça
Que bom o seu progresso! Fico feliz,pois ver você caminhar nessa direção é constatar que não há obstáculo quando queremos perseguir nossos objetivos. Continue assim, seus textos são muito bons e dessa forma que nos tornamos escreventes, senão escritoras, e nos perpetuamos na memória dos outros, Somos o que somos e o que poderá ser. Parabéns, amiga!
Um beijo
Diva

Anônimo disse...

Oi Graça

Enviei o texto sem revisar. Desculpe os "desvios" da norma!
Em texto "on-line" tudo acontece. É a velocidade e as características dessa modalidade de uso da escrita. Por que explicar??? Tu sabes mais do que eu.AH! AH! AH!
Mais beijos
Diva